Política

Ditinho Matheus visita CCO da Guarda Municipal de São Carlos

CCO da Guarda Municipal de São Carlos

Ao lado do Secretário Municipal de Segurança Pública e Defesa Social, Samir Antônio Gardini, o Vereador Ditinho Matheus, visitou na manhã desta sexta-feira, 24, o Centro de Controle Operacional da Guarda Municipal de São Carlos (CCO).

Localizado na Base Avançada “Edélcio Leme de Almeida”, ao lado do Cemitério Nossa Senhora do Carmo, a central funciona 24 horas com acesso às 52 câmeras distribuídas por toda a cidade e atendendo as demandas do telefone 153, da central de alarmes e dos rádios da corporação.

Samir Gardini agradeceu o apoio do parlamentar que destinou 10 mil reais de emendas parlamentares para a aquisição de 02 computadores que já estão na fase de compra, 01 refrigerador e 01 micro-onda, Samir disse que a Câmara Municipal de São Carlos está sendo muito importante na renovação do sistema de monitoramento por câmeras na cidade, e que a Guarda Municipal está sendo realmente estruturada, estamos trabalhando na parte logística e de infraestrutura. Além de aquisição de novos carros, novas motocicletas, rádios, são necessários investimentos em equipamentos de segurança, por isso a entrega desses produtos é muito importante”, ressaltou o coronel lembrando que recentemente 120 coletes balísticos também já foram substituídos.

O secretário ressaltou que a sua pasta está desenvolvendo um sistema de monitoramento nos rios para gerar alertas aos comerciantes. “Enfim, a ideia é ajudar o comerciante da cidade como um todo e, cada vez mais, investir em tecnologia. O prefeito Airton Garcia nos deu total autonomia para trabalhar e temos uma equipe de tecnologia dentro da Secretaria que é muito eficiente”, relatou.

Ditinho Matheus elogiou o novo CCO da Guarda Municipal e ressaltou que grande parte da área comercial está sendo monitorada. “A gente pode observar que grande parte da área comercial já está sendo monitorada. Isso é muito importante, porque é uma área que também tem sim muito atingida pela criminalidade”, comentou.

O Centro de Controle também já é integrado ao Detecta, sistema de monitoramento inteligente, o maior Big Data (conjunto de informações armazenadas) da América Latina, que integra bancos de dados das polícias paulistas, como os registros de ocorrências, Fotocrim (banco de dados de criminosos com arquivo fotográfico), cadastro de pessoas procuradas e desaparecidas, dados do Departamento Estadual de Trânsito, registro de veículos furtados, roubados e clonados. No total o sistema de videomonitoramento de São Carlos é composto por 52 câmeras de vídeo e 7 radares de velocidade com sistema OCR (Optical Character Recognition), tecnologia para reconhecer caracteres.

Também acompanharam a visita, o comandante da GM, Michael Yabuki, o  Diretor de Tecnologia da Informação  Cristiano A. Pedrino e a Chefe de Seção de Monitoramento Desenvolvimento de Tecnologia e Informação em Secretaria Segurança Pública Elisangela A.A.Machado.

Mostrar mais

Edson Amaral

O Site Revelando São Carlos prima pela qualidade de suas informações, pois considera importante qualificar as discussões nas suas áreas de maior abrangência, como política, economia, educação, assuntos de relevância social, etc, a fim de prestar o melhor serviço a nossos leitores.

Artigos relacionados

Botão Voltar ao topo

Adblock detectado

Por favor, considere apoiar-nos, desativando o seu bloqueador de anúncios