Cidade

Projeto Mulheres de Peito realiza atendimento em São Carlos

A carreta móvel do Mulheres de Peito, projeto coordenado pela Secretaria de Saúde do Governo do Estado de São Paulo já está em São Carlos oferecendo, gratuitamente, exames de mamografias.

O vereador Dimitri Sean, que articulou juntamente com o deputado estadual Márcio Nakashima a vinda do projeto para São Carlos, confirma que o serviço fará atendimentos até o dia 15 de fevereiro na Praça Maria Apparecida Resitano (Praça do Mercado Municipal).

As pacientes interessadas devem se dirigir até o local com RG e Cartão do SUS (Sistema Único de Saúde) e retirar a senha para ser atendida no mesmo dia. Estão disponíveis 50 senhas por dia, de segunda a sexta-feira, das 8h às 17h. No sábado, serão 25 senhas distribuídas, das 8h às 12h.

A Carreta Mulheres de Peito oferece mamografias grátis sem necessidade de pedido médico para mulheres entre 50 e 69 anos de idade. Também atende mulheres mais jovens, mas, neste caso, é obrigatório levar o pedido médico, além do RG e do cartão do SUS.

“A mamografia é um exame de extrema importância para a detecção precoce da doença e, assim aumentar as chances de cura”, afirma o deputado Márcio Nakashima.

De acordo com o secretário de Saúde, Marcos Palermo, as mulheres que apresentarem qualquer tipo de alteração no exame terão orientação da equipe e acompanhamento do Ambulatório Oncológico da Prefeitura de São Carlos. “O Ambulatório disponibiliza mais de 750 consultas por mês e oferecemos pelo SUS aproximadamente 800 mamografias por mês”.

“Queremos ampliar o acesso e incentivar as mulheres a realizarem exames de mamografia. Para isso, solicitamos a vinda da carreta. O serviço é excelente para a cidade, alertando as mulheres para a importância da realização anual do procedimento”, avalia o vereador Dimitri Sean.

Desde o início do Projeto Mulheres de Peito, em 2014, até o momento, as carretas já percorreram mais de 300 localidades, com a realização de mais de 215,6 mil mamografias, 7,4 mil ultrassonografias, 749 biópsias e encaminhamento de 2.073 mulheres para continuidade da assistência especializada em unidades estaduais.

Mostrar mais

Edson Amaral

O Site Revelando São Carlos prima pela qualidade de suas informações, pois considera importante qualificar as discussões nas suas áreas de maior abrangência, como política, economia, educação, assuntos de relevância social, etc, a fim de prestar o melhor serviço a nossos leitores.

Artigos relacionados

Botão Voltar ao topo

Adblock detectado

Por favor, considere apoiar-nos, desativando o seu bloqueador de anúncios