Cidade

São Carlos vai adquirir 10 mil kits de testes para COVID-19

10 mil kits de testes para COVID-19

O Prefeito Airton Garcia já determinou a aquisição, a princípio, de 10 mil kits de testes rápidos para a identificação e rastreabilidade de casos do novo coronavírus na cidade, um investimento de cerca de R$ 2 milhões.

Os testes que estão sendo adquiridos são do tipo PCR, de alta precisão, o mesmo distribuído pela Fundação Oswaldo Cruz (Fiocruz) e feito pelo SUS nos laboratórios de referência, como do Instituto Adolfo Lutz. Esse tipo de exame também é utilizado pelo Hospital Israelita Albert Einstein para pacientes internados. O PCR não é utilizado par detecção do vírus em indivíduos assintomáticos.

A aquisição dos kits faz parte de mais uma medida adotada por orientação do Comitê Emergencial de Combate ao Coronavírus juntamente com as determinações de restrição de fluxo da população com a suspensão das aulas e do comércio e prestadores de serviço não essenciais.
“Já solicitamos a compra desses testes, porém mesmo com decreto de emergência, precisamos seguir algumas regras e nesse momento achar fornecedor, por isso devemos publicar nos próximos dias se essa aquisição será por dispensa de licitação, que é a forma emergencial, porém se tiver somente um fornecedor, podemos usar o expediente da inexigibilidade de licitação”, explica o prefeito Airton Garcia.

De acordo com o secretário de Saúde, Marcos Palermo, a intenção é identificar rapidamente os casos. Com esses testes conseguiremos mapear e medir a intensidade da doença. Vamos aplicar os testes em profissionais da saúde, preservando a força de trabalho para o atendimento, nos pacientes internados e nos que estão em isolamento domiciliar, mas com sintomas. Temos adotado todas as melhores medidas identificadas no combate à doença para aplicar em São Carlos e reduzir o impacto da pandemia”, garante Palermo.

Outra medida que está sendo estudada, a pedido do prefeito Airton Garcia, é a ampliação do número de leitos de UTI (Unidade de Terapia Intensiva) nos hospitais públicos da cidade. O objetivo é criar 50 novos leitos de terapia intensiva no município, além de um hospital de campanha para baixa complexidade.

Mostrar mais

Edson Amaral

O Site Revelando São Carlos prima pela qualidade de suas informações, pois considera importante qualificar as discussões nas suas áreas de maior abrangência, como política, economia, educação, assuntos de relevância social, etc, a fim de prestar o melhor serviço a nossos leitores.

Artigos relacionados

Botão Voltar ao topo

Adblock detectado

Por favor, considere apoiar-nos, desativando o seu bloqueador de anúncios